sábado, 21 de novembro de 2009

Como você quer ser lembrado? Parte 2

(Continuação...)

Eu questionava sobre como deveriamos, ou gostaríamos, de ser lembrados... E falávamos sobre o exemplo de Michael Jackson. 

Existia uma outra faceta dele que também era muito conhecida. A ajuda humanitária que MJ adotou como causa.
Podemos lembrar da clássica canção "We Are The World", que contava com a partipação de diversos cantores e a produção em parceria com Quincy Jones, e que tinha como objetivo arrecadar fundos para a campanha USA for Africa.

"Mas é fácil querer ajudar criancinhas com fome uma vez na vida, quero ver fazer uma ação contínua." - diz um Cético-pé-no-saco

Troquemos, então, de exemplo: Bono Vox 
 Bono Vox, ou Paul David Hewso, é o vocalista da banda de rock U2.
Nasceu na Irlanda, tendo em casa seu pai católico e sua mãe protestante. Bono cresceu com uma forte fé religiosa, mas sem nenhuma doutrina fixa.
Hoje, ele é conhecido, além de sua carreira artística, pelo seu intenso ativismo social, em favor dos que sofrem pela pobreza extrema na África, chegando, inclusive, em 2005 a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
Também no ano de 2005, durante a turnê U2 Live in Chicago, antes de executar a música "One", Bono fez um discurso onde ele defende que em pleno séc. 21 nós temos todos os recursos e tecnologia necessários para que não haja crianças morrendo por falta de uma vacina de 20 centavos, ou pela falta de comida, só nos falta a determinação para tal. 
Um discurso muito emocionante e motivador, onde ele propoe que todo o público presente mande mensagens para seus líderes e exijam uma atitude em favor desses que sofrem na África.

Ok, histórias bonitas... mas o quê o Cazuza, o Michael Jackson e o Bono Vox têm a ver com a minha, a sua, a nossa vida? - mais uma vez o Cético-pé-no-saco

O que tem a ver? é que eles são exemplos.
Sejam eles positivos ou negativos, mas são exemplos de pessoas que marcaram/marcam a sua presença na história, e que serão lembradas pelos seus atos.
São exemplos de que pessoas comuns podem, e são, capazes de fazer a diferença, e de terem relevância em meio à sua comunidade, e quem sabe, até no mundo todo.

São exemplos que me mostram que por mais que eu ame a música e as artes, elas são vazias, não são o fim em si mesmas. Elas me servirão de instrumento pra realizar algo muito maior, que é levar algo de bom para as pessoas.


Eles nos mostram que você pode ser alguém com problemas familiares, que sofre preconceito, que se encontra numa situação desfavorável. Mas, se você tiver um sonho, e mais do que um sonho, tiver a vontade e a disposição de não se acomodar e pensar, refletir, quesitonar, e finalmente, agir, seus esforços não serão em vão.


Essas pessoas, me fizeram ver que mais do que um cantor de sucesso, que tenha composições boas e uma passagem relevante na história da música, eu preciso deixar um legado. Um legado de mudança, de transformação na vida das pessoas. Preciso ser sal e luz nessa terra. 
E é por isso que eu quero ser lembrado.


"Eu acredito em milagres" - Michael Jackson em Black or White
"Vamos devolver a humanidade à Terra "  - Bono Vox, discurso antes de "One" em U2 Live on Chicago (Livre tradução)
"Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter." - Pr. Martin Luther King Jr.


E muito mais do que esses exemplos, existiu um alguém que foi o maior. Que viveu há uns 2000 anos atrás, e que muitas vezes eu e você nos esquecemos da maior lição que Ele nos deixou. 
A lição do amor incondicional  que ELe tem por cada um de nós.
E também de um amor que é um amor de atitude, de opção. Não aquele amor que a pessoa conquista, e sim aquele que se escolhe ter pelo teu próximo.

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
"
Marcos 12:30,31

A minha oração hoje é que isso realmente faça algum efeito na sua vida, e na minha também.
E que, realmente, não esqueçamos dessas lições e que sempre tenhamos em mente isso.

beijos, abraços e pensem nisso.

e quem sabe um dia a gente para de só pensar e resolve agir também né? ;D



Fontes Bibligráficas: Wikipedia, Biblia Online, Google e meu cérebro o/

3 comentários:

  1. É isso aí, Gui!
    Devemos ser exemplo de pessoas e deixar um legado para as gerações futuras de boas coisas a serem feitas, para que um dia, parafraseando Bono Vox, a humanidade possa ser, de fato, devolvida ao mundo.
    Beijos!! Amei tudo o que vc escreveu

    ResponderExcluir
  2. Mais vale salvar uma vida do que ficar estagnado querendo fazer a diferença em todas, que sejamos uma diferença contínua na vida das pessoas, que não esquecermos daqueles que precisavam de nós, foram salvos e ainda precisam de nós..
    Que possamos dar o melhore de nós, para poder dizer que não estamos apenas tentando, mas estamos dando o nosso máximo.
    Esse é o espiríto, que você nunca deixe essa vontade morrer, e que se Deus quiser você possa realizar seus sonhos.
    Não se esqueça, faça a sua parte que aqueles que também querem fazer irão querer fazer junto contigo.
    Tamo junto pra mudar esse mundo negão
    =)

    ResponderExcluir
  3. Quero ser lembrado,
    De nenhuma maneira esquecido,
    mas não pelos que me amam
    e sim pelos que eu amo,
    oque poderia fazer para não ser esquecido
    por essas pessoas
    não quero deixalas para tras
    mas eu tenho que faze-lo
    quero fazer, antes de minha partida,
    uma coisa extrema!
    que seja lembra.
    Presciso de ajuda se não vou acabar fazendo
    uma coisa que vou me arrepender seriamente...

    ResponderExcluir