quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os desafi(n)os de Marina Silva

(Reprodução da Internet)
Marina Silva: “Nem direita, nem esquerda, mas à frente” 
Numa breve (nem tanto) reflexão sobre o atual momento da ex-senadora Marina Silva, sua #redeprópartido e a frase "nem direita, nem esquerda", chuto que, das duas uma:

  1. ou ela se vendeu à falácia do ecocapitalismo, do """desenvolvimento sustentável""" sem rompimento com a exploração capitalista e está metendo esse discurso pra ganhar votos da galera desacreditada da política e suas instituições;

  2. ou ela está realmente acreditando muito numa mudança de paradigma político-institucional, e tá tentando estar "a frente" prevendo esse novo momento - daí o lance de não ser nem de direita e de esquerda.
Me parece que ela andou fazendo muito bem o dever de casa. Os debates sobre o ativismo autoral, sobre as mudanças na forma de fazer política, sobre o real peso político da internet, o atual momento de crise das instituições, bem como a tal da crise civilizatória tão ali bem presentes e, ainda que com limites, bem articulados.

Mas, será que ela vai conseguir unir vermelhos, verdes, grandes empresários, banqueiros, e "pessoas comuns" sob um conceito tão frágil, e em constante disputa, como o da "sustentabilidade"? Será que podemos dar o mesmo peso do ativismo político nas ruas e nas instituições ao ativismo de sofá, que está à distância de um apenas clique? Será que essa articulação por tentar ser plural, descentralizada e agregadora, não acabará sendo contraditória e servindo de palanque pra realização de projetos políticos que nada trazem de rompimento com os males do sistema vigente?

O capital soube se aproveitar do discurso ambientalista. O capital soube se aproveitar das facilidades que a internet e a velocidade das trocas trouxe. O capital e a má política sabem se aproveitar muito bem do discurso "apolítico" e da crítica pós-moderna às instituições. 

Será que o capital e a má política já se aproveitaram das boas intenções de Marina Silva?


----------

Outras contribuições:
"Os lados de Marina e do PSOL em 2014" , Editorial do site do CSOL - Coletivo Socialismo e Liberdade, corrente interna do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). 
"A minirreforma política de Marina Silva" Por Thiago Foresti, no site da revista CartaCapital


Nenhum comentário:

Postar um comentário